segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Sathya Sai Baba

Seu valor não se mede pelo número de templos que visitou ou pela quantidade e custo das oferendas que lá fez. Não calcule o tempo que gastou com nome do Senhor e exulte; calcule, ao invés, o tempo que perdeu longe do Senhor e se arrependa. Como a Mãe Sita, no épico Ramayana, enfrentou provocações, insultos e torturas dos agressores em Lanka? O que lhe deu resistência mental? Foi a repetição do nome do Senhor e nada mais. Lembre-se sempre que desejo, cobiça, raiva e ódio nunca podem coexistir com a Divindade. Um prato saboroso se tornará intragável se uma gota de querosene cai sobre ele. Um mau pensamento ou ação é suficiente para estragar a disciplina espiritual, construída cuidadosamente ao longo do tempo. Tenha o Nome Divino sempre em seus pensamentos e você poderá enfrentar qualquer calamidade.”
Sathya Sai Baba

Sathya Sai Baba

O campo de seu coração deve ser limpo de arbustos e espinhos. Deve ser arado e sulcado, regado e umedecido com profundidade. Em seguida, as sementes devem ser plantadas na terra, não espalhadas pela superfície. Após o plantio das sementes, regue o campo, retire as ervas daninhas, mantenha longe o gado desgarrado, adube as plantas, aplique pesticidas e então você pode colher a safra abundante. Disciplina espiritual (Sadhana) significa e inclui cada um desses passos. Se há visão, pensamento, caráter e sentimentos tortos, como pode até mesmo a devoção brotar ou florescer? Se a lâmpada não está queimando significa que você não a acendeu! Seu progresso espiritual é o que lhe é refletido de volta como Graça. Seu declínio é refletido como sua ausência. Envolva-se em ação que irá direcionar seu intelecto e mente ao longo de canais divinos e sublimes, e conquiste Sua graça abundante através de ação digna.”
Sathya Sai Baba

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O QUE VOCÊ BUSCA NA VIDA?

O que você busca na vida? (Gasparetto)

“Seja lá o que for, você se busca. Poucas pessoas se dão conta de que estão se procurando. Temos a imperiosa necessidade de nos realizarmos, de nos sentirmos preenchidos de nós mesmos. Queremos ficar cheios de nós.
Para tal, necessitamos de nosso apoio e de nossa aceitação. Temos que usar toda a nossa auto-atenção, nosso auto-respeito e confiarmos integralmente em nós mesmos.
Queremos o apoio daqueles que estão à nossa volta e recusamos nosso próprio apoio. Pagamos caro para ter “alguém” para nós, enquanto nos rejeitamos para ser como esta pessoa quer que sejamos. Somos prisioneiros de obrigações para que o mundo nos aplauda e nos crucificamos para que os outros nos aplaudam, enquanto nos recusamos a nos reconhecer como pessoas maravilhosas. Queremos ser especiais para nossos Amigos enquanto nos tornamos escravos das expectativas, fazendo nossas míseras existências vazias e insatisfeitas.
O nome disso é egoísmo.
Quem disse que egoísta é alguém que só faz o que quer está muito enganado. Egoísta é aquele que faz tudo para os outros na esperança de que eles cuidem de suas carências. Qualquer carência é auto-abandono. Só somos impotentes quando somos pretensiosos, e só somos pretensiosos quando estamos cegos aos nossos limites e necessidades e queremos bancar os gostosões para explorar os aplausos e favores dos outros. Acabamos por nos mimar e nos tornamos fracos e derrotados.
Buscar o apoio nas pessoas nos liquida. Esperar aprovação da torcida empata nossa vida. Contar com o amor dos outros nos torna mendigos de afeto. Olhar-se com os olhos dos outros cria sempre uma falsa auto-imagem e uma baixa auto-estima. Querer agradar sempre faz de nós uns chatos. Esperar valorização das pessoas nos deixa à margem da vida. E, finalmente, mordomia atrofia nossos potenciais.
A auto-responsabilidade nos torna independentes e capazes de nos realizar. Você, na verdade, só precisa da sua ajuda e nada mais.
Vá em frente e conte apenas com você mesmo”.
(Luis Antônio Gasparetto)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

SERVIR

“Se você deseja acabar com um hábito indesejável, não lute contra ele. Com o poder de servir, esse hábito acabará naturalmente. Você já deve ter percebido que as dificuldades terminam quando você está ocupado no serviço. Não há tempo para pensar sobre elas. Se, a cada segundo, a cada pensamento, você permanece ocupado em servir, a âncora das dificuldades será erguida. Quando você se torna um instrumento para dar suporte aos outros você se conecta com sua força interior.”
Mensagens BK

domingo, 24 de abril de 2011

SATHYA SAI BABA

Morre na Índia líder religioso Sathya Sai Baba
De acordo com agências internacionais, ele estava na casa dos 85 anos.
O guru é considerado por seus seguidores como um deus vivo.
Do G1, com informações de agências internacionais*


O líder Sathya Sai Baba em foto de abril de 2010
(Foto: Mustafa Quraishi/AP)
Morreu na manhã deste domingo (24) um dos mais populares líderes religiosos da Índia, Sathya Sai Baba, considerado por seus seguidores como um deus vivo. De acordo com agências internacionais, ele estava na casa dos 85 anos.
O líder morreu em sua cidade natal de Puttaparthi, no Sul do país, por conta de complicações no coração e nos pulmões.
O guru estava hospitalizado por problemas cardíacos, pulmonares e renais. Ele estava há mais de três semanas em quadro grave de saúde e, há uma semana, contava com auxílio para respirar.
Seus fiéis acreditam que ele possui poderes sobrenaturais, como fazer aparecer objetos ou curar doenças em fase terminal.

A morte causou a tristeza dos devotos. Centenas de milheres de fiéis são esperados para o funeral do líder.
Erro! O nome de arquivo não foi especificado. Fiéis choram ao saber da morte do líder (Foto: Aijaz Rahi/AP)
A Matéria acima foi retirada do Portal G1
Meu despertar nessa manhã de Pascoa foi triste, o mundo perde um grande Lider Espiritual, um referencial de candura, amor incondicional ao próximo e uma força inabalável em sua fé. Gostaria de falar mais de Sai Baba, sua biografia construida de obras em favor dos menos favorecidos, inteligente, amoroso enfim um grande pacifista cujos ensinamentos serão eternizados na memória de todos que comungaram do seu labor por um mundo melhor. O mundo espiritual lhe recebe Grande Mestre com festa e alegria, pois assim é a acolhida de todos que fecham os olhos para esse mundo com a Missão cumprida com galhardia. Minhas lagrimas e dor por tão grande perda me impedem de continuar. Adeus meu Grande Guru.
Elsy Myrian Pantoja

sábado, 19 de março de 2011

SATHYA SAI BABA

“Quando as coisas estão plácidas, calmas e serenas,
as pessoas podem fundir-se à atmosfera da Suprema Consciência,
que é o mais elevado que se pode alcançar.
A paz interior (Shanti) que elas experimentam é mais sutil que o mais sutil.
Eles devem ascender até ela através de um esforço guiado pela razão,
através da meditação.
Quando o deleite é total e completo, não é diferente do status Divino,
o objetivo almejado da vida!
As pessoas geralmente não se esforçam para isso, pois elas não sabem nada sobre sua atração suprema.”

terça-feira, 15 de março de 2011

A PRESENÇA

Mensagem: A Presença (Autor: Wagner Borges)

Que jamais em tempo algum, o teu coração acalente o ódio.
Que o canto da maturidade jamais asfixie a tua criança interior.
Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro.
Que as pedras do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida. Que a música seja tua companheira de momentos secretos contigo mesmo. Que os teus momentos de amor contenham a magia de tua alma eterna em cada beijo.
Que os teus olhos sejam dois sóis, olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.
Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração.
Que em cada amigo o teu coração faça festa e celebre o encanto da amizade profunda que liga as almas afins.
Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo se transforma, quando a alma é grande e generosa.
Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente, para que tu percebas a ternura invisível tocando o centro do teu ser eterno.
Que um suave vento te acompanhe, na terra ou no espaço e por onde quer que a força invisível do amor leve o teu viver.
Que o teu coração sinta a Presença secreta do inexplicável!
Que os teus pensamentos, os teus amores, o teu viver e a tua passagem pela vida sejam sempre abençoados por aquele amor que ama sem nome.
Aquele amor que não se explica só se sente.
Que esse amor seja o teu rumo secreto, viajando eternamente no centro do teu ser.
Que este amor transforme os teus dramas em luz, a tua tristeza em celebração e os teus passos cansados em alegres passos de dança renovadora.
Que jamais, em tempo algum, tu esqueças da Presença que está em ti e em todos os seres.
Que o teu viver seja pleno de paz e luz.
Assim é e será!

segunda-feira, 14 de março de 2011

SATHYA SAI BABA

“A imitação é um sinal de covardia, não uma qualidade que pode garantir o progresso.
Como você pode obter inspiração para sua própria elevação se estiver envolvido em odiar a si mesmo e em desvalorizar suas realizações?
Você não deve ter nenhum sentimento de vergonha quando lembrar-se de seus antepassados e dos mestres do passado que construíram a cultura que o nutriu. Em vez disso, você deveria se sentir orgulhoso deles.
Como eles, manifeste o poder que reside no esforço próprio!
Não recorra ao estratagema fraco de imitar os outros.
Em vez disso, absorva as boas qualidades que os outros possuem.
Nós plantamos uma semente no solo.
Então, lhe fornecemos os ingredientes que ela necessita:
água, ar e adubo.
A semente germina.
Torna-se um arbusto.
No final, torna-se uma árvore enorme.
Você notará que ela não se torna o solo ou o estrume, o ar ou a água.
Ela os utiliza, mas mantém sua própria natureza e torna-se uma árvore.
Você também pode viver como tal árvore!”

sábado, 12 de fevereiro de 2011

PRECONCEITO

Deficiente
....é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive,sem ter consciência de que é dono do seu destino.
'Louco'
...é quem não procura ser feliz com o que possui.
'Cego'
...é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria. E só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
'Surdo'
...é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão, pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
'Mudo'
...é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás de máscara da hipocrisia.
'Paralítico'
...é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
'Diabético'
...é quem não consegue ser doce.
'Anão'
....é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois 'miseráveis' são todos os que não conseguem falar com Deus.

Complexos de Inibição Espiritual

(...) é preciso anular todos os complexos de inibição espiritual e marchar à frente das suas realizações. Um grande ideal é um grande objetivo a atingir. Não perca o seu de vista. Aprenda a dominar-se e a ceder em tudo que seja digno do caráter bem formado. A personalidade é uma conquista nobre da criatura, no entanto, é indispensável não transformá-la em prisão que nos isole dos “outros mundos mentais”, que nos rodeiam em todas as seções do progresso infinito. Tenha muita calma e fé, paciência e perseverança.

21 de março de 1945

Livro: Sementeira de Luz
Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Neio Lúcio,
organização de Wanda Amorim Joviano
Vinha de Luz Serviço Editorial

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CINCO MINUTOS

Em cinco minutos pouco se diz, porém muito acontece:
Uma cidade inteira pode ser presa de chamas devoradoras;
Em cinco minutos Esaú trocou e perdeu para sempre o seu direito de primogenitura;
Em cinco minutos um negócio desonesto, uma palavra ignominosa mancham, para sempre, uma alma, de tal modo que rios de água não lhe restituem o estado de pureza e candura.
Em cinco minutos pode um Saulo tornar nome;
podes abismar-te na infelicidade, hoje e sempre.
Em cinco minutos podes partir para a Eternidade.
Contudo em cinco minutos, também podes apreender uma ideia nova e empreender uma causa boa.
Como o filho pródigo, podes reconhecer o teu estado pecaminoso e voltar no caminho de correção.
En cinco minutos pode um Santo tornar-se Paulo.
Cinco minutos em silêncio – pela manhã, ao meio dia e à tarde como Daniel,
e cinco minutos aos pés de Jesus, como Marta, em Betânia – podem modificar o curso dos nossos dias agitados.
A vida toda compõem-se de cinco minutos.
Cinco minutos perdidos nunca mais podem ser recuperados.
Cinco minutos com Deus sempre são fontes de bênçãos.

(Leituras Diárias, tradução do alemão por A. Rickli)

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Espero que...

Espero que você possa aceitar as coisas como elas são.
Sem pensar que tudo conspira contra você,
Porque parte de nós é entendimento...
Mas a outra parte é aprendizado...
Que você possa ter forças para vencer todos os seus medos
E que, no final, possa alcançar todos os seus objetivos
Porque parte de nós é cansaço...
Mas a outra parte é vontade...
Que tudo aquilo que você vê e escuta possa lhe trazer conhecimento
Que essa escola possa ser longa e feliz
Porque parte de nós é o que vivemos...
Mas a outra parte é o que esperamos...
Que você possa aprender a perder sem se sentir derrotada
Que isso possa fazer você cada vez mais guerreira...
Porque parte de nós é o que temos...
Mas a outra parte é sonho...
Que durante a sua vida você possa construir sentimentos verdadeiros
Que você possa aceitar que só quem soube da sombra, pode saber da luz... Porque parte de nós é angústia...
Mas a outra parte é conforto...
Que você nunca deixe de acreditar
Que nunca perca sua fé
Porque parte de DEUS é amor...
E a outra parte também!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

PENSAMENTO...

“Atualmente, as pessoas pensam erroneamente que a espiritualidade não tem relação com a vida mundana, e vice-versa. A Divindade verdadeira é uma combinação de espiritualidade e obrigações sociais. A unidade nacional e a harmonia social são baseadas em espiritualidade. É o Divino que une a espiritualidade e a existência social. O Criador e a Criação (Prakriti) estão intimamente associados um com o outro. Portanto, Deus não deve ser considerado como separado da Criação. Veja Deus no cosmos. Por exemplo, tome um copo de prata. Aquele que percebe a prata no copo, só pensa na base material e não na forma do copo. Aquele que o vê como um copo não pode notar que ele é feito de metal prateado. Só a pessoa que pode reconhecer prata e o copo pode reconhecer que é um copo de prata. Da mesma forma, sem Deus, não há criação. No entanto, a maioria das pessoas vê apenas a criação, muito poucos reconhecem que a criação é uma projeção do Criador. É essencial que todos os seres humanos percebam que sem Deus não pode haver cosmos.”
Sathya Sai Baba

SONHAR É PRECISO

São inúmeras as razões para sonharmos. Uma delas é que os sonhos relacionam-se intimamente com a criança que habita em todos nós: ingênua, confiante, alegre, espontânea.

O mundo precisa de idealistas, que lutem pela concretização de grandes ideias, de grandes feitos. Muitas vezes, sonhar é preciso, pois é dos sonhos de ontem que surgiram grandes realidades de hoje. Nesse contexto, venho relatar a opinião superficial de um aprendiz maçom que há pouco mais de cem dias obteve o privilégio de fazer parte da ordem maçônica.


Neste último século, o homem realizou fantásticas descobertas científicas que trouxeram avanços para a sociedade moderna. Francis Crick e James Watson desvendaram a estrutura do DNA abrindo as portas para o microcosmo, o homem pisou na lua ampliando nossa visão do horizonte do macrocosmo e realizou o inimaginável, dividindo o átomo e obtendo a fissão atômica com a consequente produção da temível bomba nuclear.

Entretanto, para nossa perplexidade e diante de tantos avanços, o homem ainda não conseguiu o que a princípio seria o mais fácil: dividir a si mesmo, por meio da prática da solidariedade, da tolerância e fraternidade humana, abolindo o orgulho, a vaidade e a ganância, semente da discórdia em muitas instituições.

Quando ingressamos na Ordem, não percebemos prontamente a existência das três obediências que agregam a quase totalidade dos maçons no Brasil. As grandes cisões de 1927 e 1972 no Grande Oriente do Brasil gerando as Grandes Lojas Estaduais e os grandes Orientes Independentes retratam a supremacia do material sobre o espiritual, contrariando a doutrina maçônica.

Simbolicamente essas cisões representam três homens caminhando em direção ao Sul, ao Norte e ao Ocidente, distanciando do Oriente e do caminho da luz, visto que predominaram a intolerância, a falta de diálogo, o respeito mútuo e, principalmente, respeito à Ordem.

Consequentemente, a Maçonaria enfraqueceu, perdendo parte de sua representatividade e força no meio político e na sociedade de um modo geral.

Quando analisamos hoje a situação das três potências predominantes, verificamos que não há interesse na alta cúpula de um projeto consistente que vise, no futuro, à unificação.

Basta considerarmos algumas questões:

1.inexistem em médio prazo metas e objetivos em comum visando aproximar administrativamente as obediências;
2.não há a existência de comissões de estudo que procurem reduzir as sutis diferenças existentes entre os mesmos ritos de potências diferentes; pelo contrário, o que vemos é que cada potência procura adotar algumas singularidades nos seus ritos como forma de conferir uma provável autencidade e exclusividade do rito praticado nas Lojas jurisdicionadas;
3.houve um desordenado desenvolvimento de Lojas no país, levando a um proselitismo que consequentemente desiludiu vários obreiros que não permanecem nos quadros das oficinas;
4.a construção de grandes palácios representativos das obediências nas sedes também refletem a falta do sentimento unificador;
5.por fim, salvo belíssimas exceções em alguns estados, ainda verificamos projetos de causas diversas adotados separadamente pelas potências, ao invés de ocorrer a entrega mútua de todos os Irmãos, indiferente da obediência a que pertencem, levando e elevando primeiramente a Ordem Maçônica.
Sei que a reunificação da Maçonaria é um sonho muito distante, sufocado pelos tratados de mútuo reconhecimento, pelos motivos acima expostos e pela vaidade aos cargos e status de parte das autoridades maçônicas. Entretanto, todos os maçons não podem esquecer do livro do Eclesiastes que diz: “vaidade das vaidades, tudo é vaidade” (ECLO 1,2).

A esperança é que entre as Lojas há um sentimento de fraternidade que precisa ser preservado, respeitado e estimulado entre os maçons, e que pode ser o embrião de algo maior e sonhado por muitos maçons.

Devemos lembrar das palavras de Cristo quando questionado pelos fariseus a respeito do nome de quem fazia milagres, alegando ser em nome de satanás: “se um reino estiver dividido contra si mesmo não pode durar. Toda cidade, toda casa dividida contra si mesma não pode subsistir” (Mc 3, 20-27; Lc 11, 14-23).

AutorEnviado pelo Ir.’. Ricardo Alessandro Martins Brito
Aprendiz Maçom • ARLS Acácia do Arguaia nº 06
Grande Oriente do Estado de Mato Grosso • COMAB

BibliografiaChiaro Filho, Amílcar Del – texto Sonhar é Preciso.
Trautwein, Breno – Dogmas e Preconceitos Maçônicos. Ed. Maçônica A Trolha; 1ª ed. 1997; Londrina – PR 186 p. Mingardi, Cezar Alberto; Sois Maçom? Textos sobre Maçonaria. Ed. Madras; 1ª ed. 2008; São Paulo SP 103 p. Bíblia Sagrada, Ed. Ave Maria, 2ª edição, 1994. São Paulo – SP.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

VIVER AGORA

Este é o teu momento de viver intensamente a realidade
da vida.

Desnecessário recordar que, agora, o teu momento
presente é relevante para a aquisição dos bens
inestimáveis para o Espírito eterno.

Há muito desperdício de tempo, que se aplica nas
considerações do passado como em torno das ansiedades
do futuro.

A tomada de consciência é um trabalho de atualidade,
de valorização das horas, de realização constante.

A vida é para ser vivida agora.

Postergar experiências, significa prejuízo em
crescimento na economia da vida.

Antecipar ocorrências, representa precipitação de
fatos que, talvez, não sucederão, conforme agora,
tomam curso.

As emoções canalizadas em relação ao passado ou ao
futuro dissipam ou gastam a energia vital, que deve
ser utilizada na ação do momento.

Se vives recordando o passado ou ansiando pelo futuro,
perdes a contribuição do presente, praticamente nada
reservando para hoje.

O momento atual é a vida, que resulta das atividades
pretéritas e elabora o programa do porvir.

Encoraja-te a viver hoje, sentindo cada instante e
valorizando-o mediante a consciência das bênçãos que
se encontram à tua disposição.

A vida é um sublime dom de Deus.

Naturalmente, quando recebes um presente de alguém,
sentes o desejo irrefreável de agradecer, de louvar,
de bendizer.

Desse modo, agradece a Deus, o sublime legado, que é a
tua vida, por Ele concedido.

Vive, jubilosamente, hoje, sejam quais forem as
circunstâncias em que se te apresente a existência.

Se o instante é de aflição, resigna-te, agindo
corretamente, e estarás produzindo para o futuro que
te chegará com paz.

Se o momento é de gozo, recorda-te dos padecentes à
tua volta e reparte alegria, ampliando o círculo de
ventura.

Quem despertou para a superior finalidade da vida,
vive-a, a cada momento, vivendo-a principalmente
agora.


[Joanna de Ângelis]
[Divaldo Franco]
[Alegria de Viver]
[Editora LEAL]

domingo, 23 de janeiro de 2011

GOSTO DE VOCÊ COMO ÉS...

Senhor, Olhai pelo meu amigo!
Que as pedras sejam removidas do seu caminho,
Que tenha forças para carregar seus fardos,
Que encontre coragem para resistir ao mal,

Que possa ver o amor em todos os seres,
Que seja abraçado pela lealdade,
Que encontre conforto e saúde se estiver doente,
Que seja próspero e saiba partilhar,

Que tenha paz cobrindo seu espírito,
Que sua mente obtenha os conhecimentos,
Que use sabedoria para aplicá-los,
Que saiba distinguir o Bem do mal,
Que tenha Fé para manter-se forte na dor.

Senhor,
Olhai pelo meu amigo!
Protegei cada passo que ele der,
Que a cada novo dia ele aceite o novo,
Que saiba alegremente comunicar novidade.

Que Vos sinta em todos os momentos
E que tenha o Vosso colo por toda a Eternidade.


Gratidão Eterna por seu carinho

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

DEFINIÇÕES...

-"A vida que não passamos em revista, sem reflexão, não vale a pena viver."(Sócrates)
-"Tendes, ó homem, a LIBERDADE de vossas ações NUNCA de suas consequências."(Pietro Ubaldi)
-"Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu caráter."(Confúcio)
-"A verdadeira LIBERDADE só se pode alcançar com a ascensão e com a luta por conquistá-la."(Pietro Ubaldi)
-"O sábio teme o céu sereno; em compensação, quando vem a tempestade ele caminha sobre as ondas e desafia o vento."(Confúcio)
-"O homem de bem exige tudo de sí próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros."(Confúcio)
-"Escolha um trabalho que ama e não terá que trabalhar um único dia em sua vida."(Confúcio)
-"O que eu ouço, esqueço. O que eu vejo, lembro. O que eu faço, aprendo."(Confúcio)
-"É melhor ascender uma vela que amaldiçoar a escuridão."(Confúcio)
-"O homem sábio busca não o prazer, mas a libertação das preocupações e sofrimentos."(Aristóteles)